A literatura brasileira cresceu.

Vamos falar de literatura?

Todos nós adoramos falar que brasileiro não lê. Será que é um mito ou verdade? Vamos descobrir como está a literatura aqui no Brasil e quais são as preferências de nosso leitores.

A literatura

Ouça o Podcast sobre literatura

Escritoras: Flávia Tironi – Livro na AMAZON – Antes dela partir e Marcelle Oliveira – Livro na AMAZON – O filho do meu chefe

O que seria de nós sem os livros, não é?

Tudo que sabemos hoje foi escrito por alguém que decidiu observar o mundo e instintivamente decidiu registrar para a posteridade.

Tento imaginar em que momento o homem  paleolítico pensou que poderia ser importante registrar as suas descobertas.

Um dia, simplesmente, ele fez um risco e então descobriu que dava para desenhar e teve a construtiva percepção do registro. Ele estava somente se divertindo? Terá sido um adulto ou uma criança arteira? Após  essas grafias vieram muitos outros registros, dos quais grande parte ainda está por ser explicado.

A literatura

O que é texto ?

Afinal, o que é texto? “Texto é uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um leitor.” Todo o tempo nós lemos textos dos mais corriqueiros aos acadêmicos. Interpretamos, nos emocionamos e decidimos coisas importantes com base neles.

Ler já é parte do nosso DNA.

literatura chega para retratar realidades sociais a partir da percepção de quem escreve e busca no leitor reações  que o farão refletir sobre o tema exposto.

E aqui no Brasil?

Aqui no Brasil o tipo de literatura mais vendido é a ficção estrangeira. Vejam só, nós melhoramos os nosso índices, mas consumimos literatura estrangeira. O fato acontece desde que surgiram as coleções fantásticas nas duas últimas décadas, dando origem às várias sagas e séries de sucesso. Através delas o brasileiro está alcançando outros lugares no pódio e passa a ser um importante consumidor de literatura.

Já a literatura clássica brasileira segue forte como fator cobrado nas universidades, mas não tão forte no gosto da maioria dos jovens, muitas vezes pelo tipo de linguagem que obviamente era o usado  naquela época.

É muito importante entender que ler as obras clássicas traz muito conhecimento histórico, visto que o escritor relata seus sentimentos e impressões da época. É como perder a oportunidade de conhecer um outro lado, aquele que não está presente nos livros de história.

O brasileiro ainda não é considerado um leitor assíduo, uma vez que a maioria não leu nem um livro nos últimos 3 meses, mas mesmo assim, estamos em crescimento. O brasileiro acha importante que seu filho leia e que ele se torne um leitor constante.

Importante aproveitar o momento para divulgação de publicações com valores acessíveis. Uma boa pedida são os livros digitais publicados em plataformas como a Amazon que oferecem centenas de opções, muitas delas gratuitas. Para ler é muito fácil, basta você buscar por livros digitais e você já entrará em uma livraria maravilhosa. Escolha o assunto e seja feliz!

Se você se interessa por assuntos na área da literatura, sugiro acompanhar a página do PublishNews, sempre atualizado com noticiais do mundo editorial

Até mais,

Rose – Pedagoga/Orientadora

Deixe uma resposta