A adolescência. Como lidar?

a adolescência

A adolescência parece mesmo ser a fase mais complicada do ser humano.

Acompanho tanto os pais como os próprios adolescentes e vejo que o estremecimento é para ambas as partes.

Nós temos uma sensação de que estamos todos aprendendo um novo idioma, Sobre isso preciso te dizer: É por aí.

Ouça o Podcast : Dilemas da adolescência

A adolescência é um momento de complexas mudanças que transformam a criança em adulto. A adolescência é um processo contínuo, embora muitos pais sintam que foi um acontecimento instantâneo. Saibam que para os adolescentes o processo gera também muitas dificuldades e adaptações.

Não é incomum ouvir pais falando que o filho sumiu e que aquele que está com eles é outro ser. Iniciada a puberdade, a evolução ocorre conforme fatores genéticos e ambientais , assim, o processo é diferente para cada um de nós. Isso causa muita ansiedade no jovem adolescente que naturalmente é imediatista e tende a se comparar com o outro.

Como deve ser a alimentação na juventude

O ideal é que crianças e adolescentes em fase de crescimento façam pequenas refeições ao longo do dia, além do café da manhã, almoço e jantar. De acordo com o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, durante a fase de crescimento o corpo precisa de mais nutrientes para se desenvolver bem. Um deles é o cálcio. O consumo indicado é de 1300mg ao dia, é importante incluir os vegetais verde- escuros como a couve e o espinafre, peixes, grão de bico e aveia. Na adolescência as necessidades alimentares são maiores do que em qualquer época da vida, devido ao acelerado crescimento muscular e esquelético.

Muito importante o consumo de vitaminas e outros minerais e por isso é essencial que frutas, verduras e legumes sejam consumidos de maneira variada em pelo menos 3 refeições ao dia.

No estirão de crescimento o adolescente ganha 20% da estatura final. Como dito anteriormente, é variável para cada indivíduo, sendo que nas meninas, ocorre no início da puberdade e nos meninos, na fase intermediária.

Veja abaixo uma fórmula que calcula a estatura final aproximada , com bases nos componentes genéticos.

a adolescência
http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=555

O início da adolescência é marcado por:

  • Diminuição no interesse nas atividades dos pais
  • Grande preocupação com as mudanças pubertárias
  • Intenso relacionamento com amigos do mesmo sexo
  • Aumento da necessidade de privacidade
  • Falta de controle em relação aos impulsos

Na fase intermediária se concentra grande parte dos conflitos, ambos lados estão se adaptando e o jovem encontra-se em pleno estágio de reconhecimento.

Nessa fase começam as experimentações e os comportamentos de risco, o que requer muita observação e orientação. Na fase final da adolescência, já há maior estabilidade emocional, o envolvimento com grupos tende a diminuir, há maior valorização familiar e busca de um par amoroso.

Veja abaixo 7 dicas para lidar com a complexidade da adolescência:

1. Adolescência: Fase da rebeldia?

Entenda que não dura para sempre. É o momento em que ele está se conhecendo e quer reafirmar seu espaço no mundo. Quer agir de acordo com o que pensa e quer ter certeza que as escolhas estão sendo feitas por ele. Causa muita angústia nos pais, pois o momento traz preocupações. Fique de olho, cuide e dê espaço. Logo ele voltará para você.

2. Puberdade e Inteligência emocional combinam?

Temos sempre que lembrar que já passamos da adolescência e já somos maduros. Dessa forma, não ache que ele vai se adaptar a você, ele não consegue. Deixe seu estresse fora de casa e tenha atenção e olhar redobrado para enxergar a verdadeira personalidade que está se formando. Ame incondicionalmente!

3. Como colocar regras e disciplina ao adolescente?

Sabe aquele estica e puxa? É agora que você vai aplicar! Disciplina é muito importante. Procure equilibrar dando espaço para ele e combine regras, assim você terá como cobrar e orientar depois. Lembre-se : a casa precisa ser o local que ele mais gosta de ficar.

4. A Internet ajuda ou não o desenvolvimento saudável na adolescência?

A internet vai ajudar bastante na construção do conhecimento e sabemos que os jovens assistem bons conteúdos também. Como há um grande volume de conteúdos impróprios, sugiro a supervisão e limite de horas para que ele se dedique a outras atividades construtivas. Estudos comprovam que o adolescente que passa muitas horas na internet tende a desenvolver ansiedade e depressão.

5. Valorize seu adolescente

Elogie e valorize os bons comportamentos e atitudes, assim ele vai perceber que está no caminho certo, afinal é preciso moldar o caráter do adolescente.

6. Incentive as descobertas saudáveis da juventude

Incentive sempre! Planeje e o ajude a caminhar rumo ao sucesso e ao objetivo que ele traçou. Ele precisa sentir que tem apoio e admiração em casa.

7. Respeito ao ser e a juventude

A palavra de ordem sempre: respeito! Desde bem pequeno é assim que deve ser tratado para que na adolescência tenha consciência que não deve aceitar menos do que respeito de outras pessoas. Rumo a diminuição da violência!

Estarei por aqui, vamos juntos!

Rose Oliveira

Pedagoga e Orientadora

Deixe uma resposta