A resiliência é apontada como a principal habilidade do profissional moderno e de sucesso.
Você sabe o que é ser resiliente? Acha que precisa desenvolver esta habilidade? Venha descobrir.

Desenvolvimento Humano e resiliência.
Estamos sempre falando de desenvolvimento pessoal, afinal buscamos crescimento. Ainda bem!
A ordem natural é que estejamos sempre em evolução. Observe: Você conhece alguém cuja vida seguiu de forma linear o tempo todo? Tanto os gregos quanto os chineses observaram que as mudanças biológicas e espirituais aconteciam de sete em sete anos, a chamada Teoria dos Setênios.
Foi a partir da observação dos ritmos da natureza, da qual fazemos parte, que os filósofos identificaram que a vida se divide em fases de sete anos. O número sete é um número místico, de muito poder para quase todas as culturas conhecidas.

O objetivo do estudo é que a pessoa tenha consciência do seu estado atual e de quais estados ainda virão para que se prepare e, assim, tenha mais esperança e menos ansiedade.
Por que estamos falando de algo que para alguns pode soar como misticismo?
A capacidade de superação define nossa vida.
A Resiliência entra aí. Como você supera suas dificuldades, visto que elas estão batendo a sua porta?
Quem te ajuda com isso é o seu nível de capacidade para se adaptar e recomeçar forte e estrategicamente. Pode parecer comum, mas não é. Muitas pessoas não foram educadas a fim de desenvolver essa habilidade e já que a transformação é uma constante, nos cabe aprender como lidar com todas as variações que surgirão pelo caminho.
O mercado busca profissionais resilientes. Ter resiliência não é algo que você aprende lendo um livro. Você desenvolve com o passar dos anos, então nunca é tarde para começar.
O profissional resiliente cresce e obtém sucesso, dessa forma, desenvolve sua equipe que cada vez mais proporciona a evolução da empresa. Simples assim.
Veja algumas características da pessoa dotada de resiliência.
- Autoconfiança: Diretamente ligada a autoestima é a convicção de ser capaz de realizar algo.
- Persistência: Capacidade de perserverar, com ideias claras. Lutar para atingir o objetivo. Ir sempre a frente.
- Otimismo: Sempre acreditar que as coisas podem mudar para melhor
- Empatia: Se comunica com reciprocidade. Ser grato. Falar a linguagem do outro. Entender o outro.
- Criatividade: Ligada a habilidade de produzir, de inovar. Pensar fora da caixa.
- Flexibilidade: É a certeza de um excelente relacionamento interpessoal
- Saber lidar com as emoções: Enfrentam situações problema de forma serena.
Em que momento estamos agora?
Estamos em abril de 2020. O mundo está passando por uma pandemia gigantesca ocasionada pelo vírus COVID-19.
Este vírus surgiu na china e ainda estão sendo feitas pesquisas sobre a sua forma de propagação. Imagina-se que deu início em animais, mas ainda não chegaram a conclusão específica. Enquanto isso, o mundo todo está lutando contra a doença que não há cura até o momento. Já foram muitas mortes em todos os continentes.
No Brasil, estamos de quarentena, assim como em outros países. Os comércios e empresas estão fechadas e com isso muitas pessoas perderam seus empregos. Especialistas calculam que cerca de 195 milhõs de postos serão fechados no mundo todo, pelo menos temporariamente.
A economia conta com a diminuição da curva de contaminação do vírus para que a população volte aos poucos às suas atividades, mas isso não está muito perto de acontecer. Com isso, muitas pessoas precisaram se reinventar, certas profissões surgiram para atender a novas demandas e outras profissões tiveram que se adequar para entregar seu trabalho e o home office no Brasil nunca foi tão propagado.
A palavra do momento é Resiliência.
É certo que o mundo vai mudar para sempre e que nada poderá ser como antes. Logo que tudo isso passar, as empresas voltarão a contratar e o perfil buscado para preenchimento das vagas sofrerá alterações.
Qual é a área que mais cresce?
É senso comum que a Tecnologia é a área que mais cresce. Ela está sempre por trás de todos os processos. Se você gosta de lógica e quer trabalhar em uma área que nunca se esgota é nela que você precisa estar.
Siga as dicas de Allan Ferreira – Desenvolvedor:
- Se aperfeiçoar em raciocínios lógicos
- Desenvolver para Cloud e mobile
- Gostar de estudar e aprender sempre
- Gostar de trabalhar concentrado
- Inglês fluente
Esta também é uma das áreas que mais oferecem oportunidades de emprego home office, pela própria característica do trabalho cuja interação não precisa ser física.
Rose Oliveira – Pedadoga/Orientadora